terça-feira, 26 de junho de 2012

Sistema digestório



Coloquei para vocês um pequeno texto e um vídeo para que possam estudar.
BOA LEITURA!
No organismo da maioria dos animais, a transformação dos alimentos ocorre no aparelho digestivo ou sistema digestório, que no ser humano é formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. O funcionamento do aparelho digestivo depende ainda das glândulas salivares, do fígado e do pâncreas.
aparelho-digestivo
Todo o processo de nutrição, ou seja, a transformação dos alimentos para o fornecimento de energia, inicia-se pela ingestão, que é a introdução do alimento no organismo.
A próxima etapa é a digestão, na qual moléculas complexas se transformam em moléculas mais simples. A digestão começa na boca, onde atuam os dentes incisivos, caninos, molares e pré-molares. Ainda na boca, a saliva se mistura aos alimentos, que ficam mais pastosos e, por isso, mais fáceis de serem engolidos. A língua empurra o bolo alimentar pela faringe e esôfago até chegar ao estômago.
No estômago, o suco gástrico atua no bolo alimentar, transformando-o num material pastoso e esbranquiçado. por meio dos chamados movimentos peristálticos, o bolo alimentar é empurrado para o intestino delgado, onde se mistura a outros líquidos, como o suco intestinal (produzido pelo intestino), a bile (produzida pelo fígado) e o suco pancreático (produzido pelo pâncreas). A função desses líquidos é decompor os nutrientes em moléculas ainda menores, que passam para o sangue e, depois, são transportadas para todas as partes do corpo.
Os nutrientes não-absorvidos nos processos anteriores vão para ointestino grosso, órgão em que ocorre a absorção de água e o aproveitamento de algumas substâncias.
Os resíduos não-aproveitáveis constituem as fezes, que são eliminadas pelo ânus.

Jogo

Agora chegou a hora de divertires com as frações. Para isso clica no link.
http://www.pingado.com/htm/animaenigma2.htm

Jogo sobre operações de frações

copie o link no seu navegador e siga as instruções
http://grandejogo.com/brain-racer-fraction.htm

Siga todos os passos e divirta-se!!!





Atenção meus amores: São 6 fases para cada tipo de operação - Multiplicação, Divisão, adição e subtração. 
Postem os seus resultados aqui no blog... bjs!!!

MMC e MDC


Aula sobre frações