quarta-feira, 30 de março de 2011

Olha o olho da menina

EU ADORO ESSA HISTÓRIA!!! PORQUE EU CONTINUO CRESCENDO E DESCOBRINDO NOVAS COISAS E ISSO ÀS VEZES É DOÍDO...

OLHA O OLHO DA MENINA

Marisa Prado
Ilustrações de Ziraldo
Menina crescia escutando
que não adiantava mentir
porque Mãe sempre sabia.

Mãe dizia
que lia na testa da Menina,
e que só Mãe
sabia ler testa.

Menina tentava
tapar a testa com a mão
na hora de mentir.
Mãe achava graça. Muita graça.
E continuava lendo assim mesmo.
Menina precisava entender
como essa coisa misteriosa acontecia.
No espelho do banheiro,
mentia muito em silêncio.
E na testa, nada escrito!

Aí, Menina descobriu
que Mãe também mentia.
E que então não era testa
era o olho, com um brilho diferente -
que entregava a mentira.

Menina então tentava
fechar o olho com força,
para esconder a mentira.
Mas nem isso resolvia,
pois Mãe sempre adivinhava.

  Menina tinha era que aprender
a fingir de olho aberto,
que mentira era verdade.
Menina tentou, tentou...
e aprendeu.
Era essa a solução.
Mas de noite
Menina ficava apertada por dentro.
Assim meio sufocada,
não podia nem piscar.
Com o olho muito aberto,
não conseguia dormir.

Faltava ar pra Menina.
Igual quando a gente fica
quase sem respirar
rindo de uma cosquinha.
Só que não tinha graça.
Menina - sem querer -
tinha descoberto a Consciência,
uma coisa que toma conta da gente
mesmo quando Mãe
não está lendo testa,
nem adivinhando olho.

Menina tinha aprendido
que ter que fingir doía.
E que desse jeito
ia ficar muito sem graça
ser gente grande.
Menina desistiu de crescer.
Mas não adiantava.
Menina via que agora
já estava quase da altura
do móvel da sala da vovó.
E ficava muito triste,
o aperto apertando mais.

E de tanto que o aperto apertava,
Menina achou que fingir
só podia doer tanto
porque era dor sozinha.
Menina teve uma idéia.
E ainda não sabia
se era idéia brilhante.
Mas sabia - isso sim -
que precisava testar,
pra conseguir descobrir.

A idéia da Menina
foi dizer para Mãe
que era difícil fingir.
Menina achava ruim
aprender montes de coisas
sem dividir com ninguém.

Menina falou pra Mãe
que era muito complicado
e que não era nada bom
ter que crescer sozinha.

Mãe abraçou
muito apertado a Menina.
E no colo tão esperado
Menina estava sendo mãe da Mãe.
Menina sentiu
que mãe estava chorando.
E que Mãe
ainda não tinha aprendido tudo.

Mãe não falava nada
Mas uma e outra sabiam
naquele abraço apertado
que em Mãe também doía
ser gente grande sozinha.


 
Nessa hora
Menina entendeu tudinho.
Descobriu que só carinho
é que espanta a solidão.
E que a dor, se dividida,
fica dor menos doída.
E que aí,
dá até vontade
de continuar a crescer
pra descobrir
o resto das coisas.
Marisa Prado
Ilustrações de Ziraldo

terça-feira, 22 de março de 2011

Estudando Matemática

Estudando para prova
1. Complete com <, > ou =:
MMMCCIV______________MMMCCVII
17.542__________________107.245
50.000+200+20+2_______50.325
2. Desenhe um paralelepípedo e escreva quantas faces, arestas e vértices.
3. Tia Ana Rosa tem: 6 moedas de 50 centavos, 9 moedas de 25 centavos, 20 moedas de 10 centavos e 5 moedas de 1 real. Quantas moedas ela tem? Quantos reais ela tem?
4.De a ordem e o valor de cada algarismo:
658.987
5.O livro que Lorenzo está lendo tem uma mensagem na página 130 dizendo que há um enigma na página  185. Quantas páginas ele deve pular para ler o enigma?
6. Coloque em ordem crescente:
202.220 – 220.022- 222.022- 200.200- 202.222

 Alem disso estude também:
Números Romanos,
Ordem crescente e decrescente,
Componha,
Decomponha,
Sequência
Faces, arestas e vértices
Operações
Problemas.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Como fazer Download de nossas atividades?

Como fazer Download de nossas atividades?

                                             OLÁ PESSOAL!

DIANTE DA DIFICULDADE DE ALGUNS NÃO APENAS EM FAZER DOWNLOAD, MAS EM EXTRAIR OS ARQUIVOS DAREMOS A AJUDA DEVIDA PARA QUE POSSAM TER ÊXITO EM MAIS ESSE APRENDIZADO:
ENTÃO MENINOS ... SENTADINHOS E PRESTANDO ATENÇÃO NA AULA PRA  DAR CONTA DA ATIVIDADE.
SEMPRE QUE POSTAMOS ALGO PRA DOWNLOAD COLOCAMOS UMA PALAVRA LINK  .
1° CLIQUE NA PALAVRA .
ELA IRÁ LHE DIRECIONAR PARA UM SITE DE HOSPEDAGEM ONDE O ARQUIVO ESPERA POR VOCÊ.
2° VOCÊ PRECISARÁ CLICAR NO AVISO APÓS O TEMPO CORRIDO DE ALGUNS SEGUNDOS.
DEPENDENDO DO SITE PODE SER  ( BAIXAR)  ESSE É O CASO DO SITE EASY-SHARE OU DOWNLOAD NOW NO CASO DE 4 SHARED QUE SÃO OS QUE COSTUMEIRAMENTE USAMOS.
3° AO CLICAR NO BOTÃO BRANCO APARECERÁ UMA PEQUENA JANELA COM AS OPÇÕES SALVAR , ABRIR OU CANCELAR. (CLIQUE EM SALVAR)  FAZENDO ISSO OUTRA JANELA SE ABRIRÁ P/  QUE VOCÊ ESCOLHA O DESTINO E COMECE O DOWNLOAD
* ESCOLHA UM LUGAR DE FÁCIL ACESSO, ONDE VOCÊ COSTUMA GUARDAR SUAS IMAGENS. 
4 °  O DOWLOAD DEMORA  DE ACORDO COM O PESO DO ARQUIVO OU A VELOCIDADE DE SUA NET.
EM NOSSO CASO POR TERMOS ATIVIDADES SALVAS EM ALTA RESOLUÇÃO E QUALIDADE MUITO BOA O PROCESSO DEMORA UM POUCO, PORTANTO PACIÊNCIA ... VAI VALER A PENA.




CLIQUE NO BOTÃO DE DOWNLOAD , ESPERE ATÉ QUE UMA JANELA SE ABRA E CLIQUE EM EXECUTAR DESSA FORMA O DOWNLOAD TERÁ INÍCIO.
ACABADO O DOWNLOAD CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO NO ARQUIVO QUE VOCÊ ACABOU DE BAIXAR E ESCOLHA A OPÇÃO EXTRACT TO HERE .
AGUARDE ALGUNS SEGUNDOS E ESTÁ PRONTO.

Substantivos Coletivos

Substantivos Coletivos
São substantivos que, embora empregados no singular, designam um CONJUNTO de seres ou coisas da mesma espécie.
Segue, abaixo, uma lista com alguns coletivos que vale a pena conhecer, pois são os de uso mais comum.
O substantivo...
designa um grupo de.....
alcatéia
lobos
álbum
fotografias
antologia
trabalhos literários
armada
navios de guerra
armento
gado grande (bois, búfalos etc.)
arquipélago
ilhas
assembléia
parlamentares / associados
atilho
espigas
baixela
objetos de mesa
banca
examinadores
banda
músicos
bandeira
garimpeiros
bando
aves / ciganos / malfeitores etc.
cabido
cônegos
cacho
bananas / uvas
cáfila
camelos
cambada
caranguejos / chaves / malandros
cancioneiro
poemas / canções
caravana
viajantes / peregrinos / estudantes
cardume
peixes
choldra
gente ordinária
concílio
bispos
conclave
cardeais (para a eleição do Papa)
congregação
professores / religiosos
congresso
conjunto de deputados e senadores / reunião de especialistas em determinado ramo do saber
constelação
estrelas
corja
vadios, velhacos, tratantes, ladrões etc.
coro
anjos / cantores
elenco
artistas
enxame
abelhas
enxoval
roupas
esquadra
navios de guerra
esquadrão
soldados de cavalaria
esquadrilha
aviões
falange
anjos / soldados
farândula
ladrões, assassinos, desordeiros, maltrapilhos, vadios etc.
fato
cabras
feixe
lenha, capim
flora
vegetais
flotilha
navios pequenos / aviões
frota
navios mercantes / ônibus
girândola
fogos de artifício
horda
povos selvagens, nômades / invasores, desordeiros, aventureiros, bandidos
junta
credores / examinadores / médicos / bois
legião
soldados / anjos / demônios
magote
pessoas / coisas
malhada
ovelhas
malta
desordeiros
manada
bois / búfalos / elefantes
gente
molho
chaves / verdura
multidão
pessoas
ninhada
pintos
nuvem
insetos
panapaná
borboletas
penca
bananas / chaves
pinacoteca
pinturas
plantel
atletas / animais de raça
plêiade
poetas / artistas
quadrilha
ladrões, bandidos
ramalhete
flores
rebanho
ovelhas
récua
bestas de carga, cavalgaduras
repertório
peças teatrais / composições musicais
réstia
cebolas / alhos
revoada
pássaros
roda
pessoas
romanceiro
poesias populares
sínodo
párocos
súcia
pessoas desonestas
talha
lenha
tripulação
marinheiros
tropa
muares / soldados
turba
muitas pessoas reunidas, multidão em desordem / o povo, o vulgo
turma
estudantes / trabalhadores / médicos / juízes
vara
porcos
vocabulário
palavras
Excluímos desta lista os chamados NUMERAIS COLETIVOS, que designam um número de seres absolutamente exato (lustro, década, século, milênio, dezena, centena etc.)
Os coletivos, GERALMENTE, dispensam que se mencione o substantivo ao qual se referem. Por exemplo, não é preciso dizer: "uma alcatéia de lobos", basta dizer "uma alcatéia", pois já se sabe que se trata de um grupo de lobos.
Porém, se o significado do substantivo coletivo não for específico, deve-se nomear o ser ao qual se quer fazer referência. por exemplo: "um feixe de lenha" ou "um feixe de capim"; "um bando de aves" ou "um bando de malfeitores".

sexta-feira, 18 de março de 2011

Cadeia alimentar

Pra não esquecer...
Da mesma forma que nós, seres humanos temos nosso prato predileto, os outros seres vivos também têm. Como já vimos, as plantas são as únicas que conseguem produzir seu próprio alimento, por isso são chamadas de produtoras. Existem animais que só gostam de se alimentar de plantas e este grupo recebe o nome de consumidores primários. Como exemplo de consumidores primários temos o rato e o coelho. Existem aqueles animais que se alimentam dos consumidores primários, estes são os consumidores secundários e os exemplos são pássaros e cobras. Outros animais de grande porte têm como prato predileto os consumidores secundários e este grupo é chamado de consumidor terciário, o leão é um representante desse grupo e assim por diante...


[Cadeia+Alimentar.bmp]

segunda-feira, 14 de março de 2011

Nova Semana

Nesta semana estamos cheias de coisas legais para fazer.
Fique ligado!
Hoje é o dia da poesia. Aqui vou postar uma pra vocês se deliciarem...


Ser criança

Ser criança é ser espiritual
É ter a liberdade de brincar
É sensível e sentimental
É alguém que não deixa de sonhar
Ser criança é chorar e sorrir
É ter o dom de perdoar
É querer brinquedos para se divertir
É não ter a intenção de machucar ou magoar
Ser criança é pintar e desenhar
É curtir a infância
É aprender a ler e a escrever
É uma pessoa de muita importância
Ser criança é ter fé, amor e esperança
É assistir os desenhos preferidos
É gritar, pular e alegrar-se
É um ser especial e querido
Ser criança é ser feliz
É ser menina ou menino
É um grande aprendiz.


de Sidney Alves das Virgens

sábado, 12 de março de 2011

Atividades sobre O Dono da Bola

Identifique na história.

a)  Personagens que participam do texto. _________________________________________
_________________________________________________________________________

b) A história acontece:   (   ) num campo de futebol.    (   ) numa chácara.   (   ) num terreno vazio

c) Complete corretamente.

“Caloca é um amigo muito __________________, “mas ele nem sempre foi assim”.

 Marque um X nas respostas corretas que mostram como Caloca era antigamente?

(   ) ativo        (   ) egoísta         (   ) enjoado                 (   ) bonzinho                  (   ) educado

d) Qual foi o Problema principal do texto? (problema = aquilo que quebra a harmonia na história) _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

e) Como terminou a história? __________________________________________________
____________________________________________________________________________

f) Como o problema foi solucionado?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

sexta-feira, 11 de março de 2011

Grúfalo

Olha, pessoal. Encontrei o livro no youtube.... Muito legal!http://www.youtube.com/watch?v=DqRZ7T7U8LE

Grúfalo

O Grúfalo(Júlia Donaldson)

Um ratinho foi passear na floresta escura.
A raposa viu o ratinho e o achou apetitoso.
- Aonde você vai? Perguntou a raposa com brandura – Venha almoçar comigo, faço um almoço gostoso.
- Quanta gentileza raposa, mas não posso aceitar, já marquei com o Grúfalo para almoçar.
- Um Grúfalo? O que é um Grúfalo?
- Você não conhece? Um Grúfalo!
- Ele tem presas incríveis e garras terríveis. E em sua boca, dentes horríveis.
- E onde vocês vão se encontrar?
- Perto dessas pedras é o lugar. E sua comida favorita é raposa frita.
- Raposa frita? Estou fora – a raposa falou – Adeus ratinho já me vou!
- Raposa boba! Será que não sabe que Grúfalo não existe?
E lá se foi o ratinho caminhando pela floresta.
Uma coruja viu o ratinho que lhe pareceu apetitoso.
- Aonde você vai ratinho mimoso? Venha lanchar em minha casa, vai ser uma festa.
- muito obrigado raposa, mas não posso aceitar. Vou me encontrar com um Grúfalo para lanchar. - Um Grúfalo? O que é um Grúfalo?
- Você não conhece? Um Grúfalo!
- Ele tem pernas ossudas e patas peludas. E na ponta do nariz, uma verruga cabeluda.
- E onde vocês vão se encontrar?
- Na beira desse rio é o lugar. Sorvete de coruja é o que ele gosta de tomar.
- Sorvete de coruja? Uhu, uhu, uhu adeus ratinho! – E a coruja bateu asas e voou.
- Coruja boba! Será que não sabe que Grúfalo não existe?
E lá se foi o ratinho a caminhar. Uma cobra viu o ratinho e o achou apetitoso.
- Aonde você vai ratinho mimoso? Vamos até minha casa e vamos festejar.
- Agradeço muito, cobra, mas não posso aceitar, já marquei com o Grúfalo de comemorar.
- Um Grúfalo? O que é um Grúfalo?
- Você não conhece? Um Grúfalo!
- Seus olhos são alaranjados, sua língua é preta, e tem espinhos pelas costas espetados.
- E onde vocês vão se encontrar?
- Neste lago. Bem na beirada, e seu prato preferido é cobra assada.
- Cobra assada? É hora de me esconder! – E lá se foi ela sem mais dizer.
- Cobra boba! Será que não sabe que Grúfalo não existe?
- Opa! – Disse o ratinho – Mas que criatura é essa com presas incríveis, garras terríveis e dentes horríveis? De pernas ossudas, patas peludas. E na ponta do nariz, uma verruga cabeluda? Com olhos são alaranjados, uma língua é preta, e espinhos pelas costas espetados.
- Oh! Socorro! Oh! Não, é um Grúfalo!!!
Minha coruja preferida. – Disse o Grúfalo então – Vai ficar gostoso no meio do pão.
- Gostoso? – Exclamou o ratinho – Dos bichos da floresta, sou o mais perigoso. Siga-me e verá isso sim, que todos aqui têm medo de mim!
Caminharam algum tempo até que o Grúfalo falou:
- Ouço um barulho aí na frente, você escutou?
- É a cobra – disse o ratinho – Oi cobra – falou de mansinho.
A cobra olhou para o Grúfalo e tremeu.
- Nossa! Adeus ratinho. – Foi embora depressa e se escondeu.
- Viu só? Disse o ratinho todo orgulhoso.
E o Grúfalo respondeu abismado:
- É espantoso!
Caminharam mais um pouco até que o Grúfalo falou:
- Ouço um piar nas árvores você escutou?
- É a coruja – disse o ratinho – Oi coruja – falou de mansinho.
A coruja olhou para o Grúfalo espantada.
- Adeus ratinho. – E voou para sua casa em disparada.
- Viu só? – Disse o ratinho contente. E o Grúfalo falou espantado:
- Surpreendente!
Seguiram adiante até que o Grúfalo falou:
- Ouço passos à frente, você escutou?
- É a raposa – disse o ratinho – Oi raposa – falou de mansinho.
Ao ver o Grúfalo a raposa empacou.
- Socorro! – Gritou – E, fugindo com medo, em sua toca entrou.
- Viu só Grúfalo? Como todos fogem de mim assustados? Mas agora a minha barriga está começando a roncar, e meu prato predileto é Grúfalo ensopado!
- O quê? Grúfalo ensopado?
- Tudo se acalmou na floresta frondosa. E o ratinho achou uma noz que estava muito gostosa.

Revisão de Matemática para a primeira avaliação

Esta é a revisão de matemática que faremos em sala.

terça-feira, 1 de março de 2011

Apresentação

Resolvi  criar este blog onde postarei algumas atividades feitas com minha sala e algumas obras lidas com eles para eles poderem acessar em casa e para os pais conseguirem acompanhar melhor meu trabalho.
Espero que seja útil